segunda-feira, 13 de julho de 2015

Passadiços do Paiva

Passadiços do Paiva (Arouca)

informação
(obtido no site www.passadicosdopaiva.pt)

Coordenadas GPS
Inicio
N 40º 57´ 9.68"    W 8º 10' 33.05"
Fim
N 40º 59' 34.67"  W 8º 12' 41.19"

PR 57

Dados Pessoais
Tempo usado - 3,28 Horas
Nível de dificuldade - Fácil (*)
Necessidades - Básicas (**)
Sinalização - Neste caso não se aplica
As pessoas - Os contactos existentes limitaram-se a outros caminheiros
Notas - Uma curiosidade (***)
Onde comer - (****)

Como ponto de referência para a preparação desta caminhada utilizei um texto que me pareceu muito bem elaborado porque simples mas preciso, fácil de assimilar e escrito por quem já tem alguma prática do assunto no blog Viajar entre Viagens.
Terminado o percurso não podia estar mais de acordo com o texto apresentado.
Informação adicional de interesse pode também ser encontrada no site Passadiços do Paiva que não deve deixar de consultar.
Comparando os meus apontamentos com a informação contida no site Passadiços do Paiva verifica-se alguma discrepância nalguns valores mas que podem ser fruto da opção tomada na sua realização, como seja por exemplo o tempo utilizado que supera em uma hora o previsto, certamente fruto da paragem na praia do Vau e outros momentos de contemplação.
(*) - O passadiço feito no sentido Areinho-Espiunca, ultrapassada a subida inicial parece-me fácil no seu conjunto geral.
(**) - Apesar de vêr muito chinelo pelo caminho (ouvi também falar de salto alto e carrinhos de bébé), pessoalmente aconselho uma boa sapatilha. Água é indispensável, sombra na cabeça e algum suplemento alimentar.
(***) - Conte com 1.021 degraus para ultrapassar assim distribuídos caso use o sentido que indiquei:
303 ascendentes no seu inicio ao que se seguem 684 descendentes seguidos se um longo espaço sem degraus para já perto do final encontrar mais 18 ascendentes seguidos de 16 descendentes.
(****) - Alvarenga e os seus bifes obviamente mas também pode levar um pique-nique, existe sempre um lugar para o fazer na praia de Espiunca.
Caso faça este "exercício" ao Domingo imagino alguma dificuldade para arranjar lugar de estacionamento se não for bastante cedo.
Pelo que me foi dado apreciar quem vá com um único carro deve arranjar taxi com bastante facilidade caso não queira fazer os 16 quilómetros da ida e volta, opção que na realidade não se justifica.











































































































fotos tiradas em 11/07/2015