PR1 GOI - Rota das Tradições do Xisto (Góis)
(obtido na página Walking Portugal)
Coordenadas GPS
N 40º 07´ 15" W 8º 09' 14"
PR 74
Dados pessoais
Tempo usado - 4h. 25m.
Distância - 12,82 Km.
Nível de dificuldade - Médio
Necessidades - Bom calçado e bastão (*)
Sinalização - 4 em 5
As pessoas - Uma simpatia (**)
Onde comer - É conveniente ir abastecido (***)
Excelente percurso que recomendo vivamente.
Tal como o desdobrável recomenda deve ser iniciado na Aigra Nova onde pode encontrar a simpatia dos funcionários da Loja da Aldeia e que ao mesmo tempo faculta alguma informação sempre necessária. Nesse espaço existe um pequeno bar onde pode também tomar uma bebida ou uma simples sandes caso haja, é sempre reconfortante terminado que seja o percurso.
É possível que tenha a companhia ao longo de todo o percurso de um ou mais dos três cães que pelo que vim a saber ao verificarem a existência de caminheiros fazem questão de os acompanhar ao longo de todo o trajecto que conhecem como ninguém. Curiosamente não fomos bafejados com a sorte de tal batedor tendo acompanhado no entanto o duo que vinha imediatamente atrás de nós.
Não leve um grupo grande pois se caminhar com relativo silêncio pode vir a observar veados ou javalis isolados ou em grupo, no meu caso só os ouvi, não os tendo conseguido vislumbrar.
(*) - Existem algumas passagens que para além de exigir cuidados técnicos pedem o uso de uma boa bota e do bastão.
(**) - Neste caso estou a referir que a responsável pela loja da aldeia é uma simpatia uma vez que os contactos com outros habitantes não poderiam abundar num pequeno lugar onde moram quatro pessoas.
(***) - Estou convencido, não o podendo afirmar uma vez que não perguntei, ser possível almoçar ou jantar nas instalações da Loja da Aldeia. Tal possibilidade terá de ser no entanto com marcação.
Após ultrapassada a aldeia de Aigra Velha e ao entrar numa zona de pinhal e eucaliptal existem falhas de marcação pelo que convém ir atento. Terá de ir circulando para a sua esquerda. Esta dificuldade certamente não existirá caso tenha a companhia de quatro patas que referi.
Aconselho vivamente pois é um percurso com momentos fantásticos.
fotos tiradas em 03/07/2016