segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Rota do Ouro Negro

PR 8 - Rota do Ouro Negro (Arouca)

(obtido na página oficial do Município)

Coordenadas GPS
N 40º  53'  58.64"   W 8º  13'  6.23"

PR  46

Dados Pessoais
Tempo usado - 7 Horas (*)
Nível de dificuldade - Médio alto (**)
Necessidades - calçado de qualidade e bastão (***)
Sinalização - 5 (irrepreensível)
As pessoas - o único contacto foi muito agradável
Notas - ver texto (****)
Onde comer - Existe um restaurante no trajecto que desconheço informações

Ora aqui está um daqueles percursos que não se deve perder. Uma enorme intensidade, paisagens deslumbrantes e tarefas constantes a quebrar a monotonia e também as energias são uma constante ao longo de todo o percurso.
Não perca de todo, pelo menos uma vez.
Mas atenção pois o desdobrável é enganador e pode levar a alguns dissabores aos menos preparados que julguem tratar-se de um percurso fácil.
Subentendo que a informação contida no papel se refira exclusivamente à travessia Fuste/Rio de Frades, mas depois é necessário voltar. Ou se coloca em Rio de Frades uma viatura, ou tenta-se arranjar um taxi como já li algures ou então terá de fazer o percurso no sentido inverso. Sendo essa a opção aguente-se pois é obra.
Aqui deixo algumas notas pessoais, evidentemente que subjectivas como tudo.
(*) - Foram mesmo sete horas, pois o indicado no desdobrável não contempla o regresso e o regresso é bem mais difícil, sendo que ainda lhe tem de acrescentar o desgaste da primeira parte.
(**) - Sendo o regresso quase sempre a subir e juntando a irregularidade do piso mais a componente técnica não duvido em classificar de dificuldade médio alto ou até difícil.
(***) - É obrigatório calçado de qualidade preferencialmente bota impermeável. O bastão também será uma peça indispensável.
(****) - Diz também o desdobrável que pode ser efectuado todo o ano. Pessoalmente sou obrigado a discordar, não aconselho em tempo de inverno bem como após período prolongado de chuva intensa, bem como neve ou gelo. Será de risco demasiado elevado. Por outro lado devido ao esforço em tempo mais quente necessita de água em abundância.
Antes de terminar. É um percurso de exigência técnica difícil e algo perigoso em alguns pontos, sendo necessária alguma experiência e cuidados redobrados.
Para terminar. Não perca, é um percurso divinal.















































































































































































fotos tiradas em 19/10/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário