PR 22 - PDAMI
PR 1 - Caminhos de S. Tiago (Sever do Vouga)
(obtidos na página oficial do Município)
Coordenadas GPS
N 40.78783 W 8.35753 ou N 40º 47' 16" W 8º 21' 21.45"
Dados pessoais
Tempo usado - 4,00 horas
Nível de dificuldade - Fácil
Necessidades - Básicas
Sinalização - 4 em 5
As pessoas - Encontrei muito poucas, mas prestáveis e cordiais
Notas - Nada de relevante a assinalar
Este percurso foi realizado debaixo de chuva intensa e constante, não tivemos uma pequena aberta que nos permitisse tirar a máquina do bolso e colher qualquer foto que pudesse despertar interesse. Mesmo assim aqui fica uma meia dúzia que mais não serve para atestar tal facto.
Faço incluir aqui dois grupos de coordenadas GPS pela seguinte razão: Usei umas coordenadas fornecidas em Agosto de 2013 pelo Município via mail que resultaram incorrectas, sendo obrigado a seguir a informação prestada por moradores com vista a descobrir o local de partida em S. Tiago, pelo que chegado ao ponto de partida anotei o que o GPS me informava sobre o local onde estava (primeira opção). Ao consultar a página oficial do Município para obter os mapas que aqui se podem ver verifiquei que foram efectuadas algumas alterações onde se incluem as segundas coordenadas que aqui coloquei, diferentes das que me foram facultadas, mas não testadas.
Trata-se de um percurso seguro e fácil em qualquer época do ano uma vez que acabo de o fazer depois de uma época intensa de chuva e em dia também a condizer nesse aspecto, não tendo encontrado dificuldade de maior apesar de vários pontos onde a água galgou o caminho que seguíamos.
Em tempo seco e com paisagem que hoje não se vislumbrou, é natural que o tempo usado chegue às cinco horas com a contemplação e fotos.
Percurso sempre a descer desde S. Tiago até Dornelas onde começa a subir praticamente até ao seu final mas sem que seja um ascendente muito acentuado.
A sinalética no ponto onde o PR 1 se separa do PR 1.1 é enganadora, quase remetendo quem quer continuar pelo PR 1 a tomar o caminho do PR 1.1, aqui o mapa é um precioso auxiliar. Após passarmos a Igreja Matriz de Dornelas, junto ao Cemitério novo, deve-se virar à direita e seguir atento uma vez que também aqui existe falta de sinalética.
Foi um fortíssimo teste ao equipamento, as botas Salomon mostram uma membrana Gore-tex simplesmente irrepreensível, vale bem cada cêntimo. Já as botas Quechua F.500 com a sua Novadry cederam ao fim de 5000 metros, começando a notar-se a humidade no seu interior.
As fotos que aqui ficam foi o que se pode arranjar.
A Capela de S. Tiago
A placa inicial do percurso, um pouco sonolenta por sinal
água...........muita mesmo
a minha casinha, não chateiem. Tem rés do chão e primeiro andar.
o rio já atravessa o caminho
fotos tiradas em 02/03/2014
Sem comentários:
Enviar um comentário