Rota das Laranjeiras

Rota das Laranjeiras

segunda-feira, 17 de março de 2014

PR 1 SPS - Rota de Manhouce

PR 24 - PDAMI

PR 1 - Rota de Manhouce (São Pedro do Sul)

(obtido na página oficial do Município)

Coordenadas GPS
N 40.82481º  W 8.21402º  ou N 40º 49' 25"  W 8º 12' 50"

Dados Pessoais
Tempo usado - 6 horas (inclui contemplação, fotos e pausa para almoço)
Nível de dificuldade - Médio
Necessidades - Preferencialmente botas de montanha
Sinalização - 3 em 5
As pessoas - Só encontrámos uma pastora
Notas - A necessitar de reparação
Onde comer - É conveniente levar consigo abastecimento

Devido à dificuldade em obter coordenadas GPS de inicio dos percursos existentes em S. Pedro do Sul, só agora consegui efectuar o primeiro uma vez que usei as coordenadas de outro caminheiro que teve a amabilidade de as colocar no seu blog. Não se compreende uma vez que no Posto de Turismo das Termas existe um pequeno livro com essa informação. Coisas à Portuguesa.
As coordenadas que usei são portanto as primeiras que coloco, sendo as segundas e não testadas as contidas no tal livro. Ficam ligeiros metros antes da Escola Primária o que é irrelevante. De qualquer forma onde vir o café "Ouressa" pare, porque é precisamente aí o seu inicio.
Até ao lugar de Salgueiro irá encontrar uma paisagem muito verde e bastante agradável e sedutora. Logo no inicio do percurso aprecie a curiosidade das placas com um nome em cada uma das habitações alusiva ou aos seus moradores ou a algo que lhes diga respeito. Meia centena de metros antes de chegar ao Salgueiro irá encontrar uma cancela fechada mas não hesite pois é mesmo por aí, abra mas não se esqueça de a deixar fechada tal como a encontrou, não custa e é dever de caminhante. Uma boa fatia do percurso até aqui é feito por antigos caminhos em lage de pedra, bem marcados pelas rodas dos carros de bois que davam serventia entre aldeias e garantidamente campos agrícolas. Até Bondança iremos atravessar uma pequena zona de pinhal, socalcos de vinha abandonada (infelizmente), certamente também algum gado. Não se esqueça de seguir com rigor as indicações sobre como lidar com o gado. Se os tentar compreender, perceber para onde querem ir, não os separar do grupo, certamente não irá ter problemas. Não estranhe ao passar por Bondança e Gestosinho se não encontrar ninguém, fiquei com a sensação que estava a ser visto apesar de não ter visto ninguém, muito menos ouvido. Está na hora de atravessar a serra e fazer a parte mais difícil deste percurso, se for tempo quente não se esqueça da água pois vai fazer bastante falta. Aqui as botas de montanha são uma mais valia. Assim que apanhar a estrada que vem de Arouca a paisagem vai mudar e também as dificuldades vão diminuir. Até ao ponto de partida é só mais um bocadinho em comparação com o que já caminhou.
Escolha bem a data para fazer este percurso, talvez inicio da Primavera uma vez que se for antes pode apanhar gelo e neve, se for no Verão o calor será demasiado.
A primeira metade deste percurso pode considerar-se fácil, mas as coisas mudam de figura daí em diante, portanto o médio, tendo o cuidado de não esquecer a água.
Tenha muita atenção, existe falhas na sinalização.
Boa caminhada


 Suponho que a Tia Laura já não esteja


















 ATENÇÃO
 virar à esquerda. Está mal sinalizado















 a cancela que deve voltar a fechar


 estão cheios de milho


 já sou velhote

















 a dona não quer aparecer na televisão, mas as cabras pode
 eu chamo-me Freita



 atenção vire à esquerda na vereda





 a pedra de cima é minha

 já só faltam dois quilómetros


Fotos tiradas em 16/03/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário