PR 2 - Percurso das Minas (Castro Daire)
(obtido na página oficial do Município)
Coordenadas GPS
N 40º 57.614' W 8º 04.859' ou N 40º 57' 44.40" W 8º 05' 01.23"
PR 27 - PDAMI
Dados pessoais
Tempo usado - 5 Horas
Nível de dificuldade - Médio (*)
Necessidades - O calçado tem mesmo de ser de qualidade e impermeável
Sinalização - 4 em 5 (**)
As pessoas - Cumprimentam alegremente mas os contactos foram fugazes
Notas - (***)
Onde comer - Restaurante "A Marmita"
Este percurso teve a particularidade de ter sido feito na companhia de dois grupos a saber: Quatro elementos do Grupo "Naterra Percursos Pedestres" e um autocarro de participantes do grupo "Amigos do PR". Tem a vantagem de quebrar a monotonia em relação a percursos efectuados a dois. Um abraço a todos eles (aquele tinto e o licor estavam fantásticos).
O percurso tem algumas (ligeiras) falhas de sinalização irrelevantes. Após a visita às minas irá ter uma ligeiro troço em descida suave, findo o qual e assim que "sentir" o inicio da subida que o levará à aldeia de Sobrado serra acima, aconselho a que descanse um pouco e se refresque com alguma água, pois a subida não será fácil.
Chegado lá acima deleite-se com a paisagem que ficou para trás e "sinta" o que acabou se subir. Esta subida adivinho bem difícil feita com a vegetação reposta na sua plenitude depois de recuperada do incêndio que a assolou. Convém ir mentalizado.
Demore algum tempo a imaginar a vida na aldeia de Levadas, ainda com um pequeno mas ténue sinal de vitalidade. As videiras já estão prontas para a nova época, pelo que ainda lhe sobra um pouco de vida. Vale a pena demorar-se por aqui algum tempo. Uma delicia.
As notas:
(*) - Uma vez que este percurso tem alguns troços de subida difícil, com especial relevo para o que já atrás mencionei, em função da idade e da forma física do caminhante deverá ir-se preparado para momentos de caminhada nesse nível, isto apesar de o considerar como médio.
(**) - Se não for feita manutenção, algumas marcações não irão certamente durar muito tempo.
(***) - A espaços poderá encontrar o caminho barrado por arame (o primeiro caso penso ser junto a uma ponte já muito perto das minas), passe o arame, mas deixe conforme encontrou, poderá ter duas finalidades, ou impedir a passagem no inverno por causa da corrente de água que se precipita encosta abaixo ou para impedir a passagem de gado. Outros casos que vai encontrar é a indicação de desvio para cima de um muro, neste caso também será para saltar esse muro pois o caminho é mesmo por aí.
As fotos:
inicio do percurso
Capela de S. Martinho
alguns "Amigos do PR"
a entrada das minas
e o seu interior
uma das levadas
uma entrada de garagem algo estranha
fotos tiradas em 06/04/2014
Sem comentários:
Enviar um comentário