PR 9 - Trilho Quercus robur (Vouzela)
(obtidos na página oficial do Município)
coordenadas GPS
N 40º 39' 22" W 8º 8' 58"
PR 30 - PDAMI
Dados pessoais
Tempo usado - 2,35 Horas
Nível de dificuldade - Fácil
Necessidades - Só mesmo o calçado e preferencialmente impermeável
Sinalização - 5 em 5 (*)
As pessoas - Também neste caso bastante comunicativas
Notas - Ver apontamento inicial sobre o inicio do percurso
Onde comer - Como quase sempre "O marmita"
Estando nós junto à placa informativa de inicio do percurso temos três opções: Igreja de Carvalhal de Vermilhas 500 metros; Ponte Medieval 150 metros e Moinhos de água 600 metros. Optei por seguir para Moinhos de água 600 metros. Terminado o percurso e caso quisesse recomeçar escolheria ir por Igreja de Carvalhal, visto por aí ser mais completo, visitar Carvalhal de Vermilhas e sua Igreja, indo encontrar o caminho que segui mais acima num entroncamento onde se juntam, até porque a minha escolha leva-nos até ao entroncamento unicamente por um antigo caminho de pedra e pouco mais.
O primeiro moinho que encontrámos ainda funciona pontualmente. Curiosamente acabámos por conversar com o proprietário mais adiante onde estava a guardar as suas ovelhas e cabras. Utiliza-o quando tem paciência para tal para moer a ração para o gado.
Um pouco à frente tivemos também oportunidade de conversar um pouco com outro habitante que nos disse ter existido não há muito tempo 120 juntas de vacas que percorriam de manhã à noite os caminhos da região carregando de tudo que a terra oferecia. Dessas juntas sobram oito e todas inactivas. Sinais dos tempos.
(*) - Percurso impecávelmente sinalizado. Segundo informação do Município muito recentemente, o que se nota com facilidade. Este percurso inclui alguns painéis informativos, uma mais valia para o conhecimento, que ainda não se encontram no terreno devido a atraso de entrega do fornecedor. Todavia são perfeitamente dispensáveis como orientação, pelo que não é preocupante a sua ausência.
a antiga Escola Primária agora Ecomuseu
aconselho a que escolha esta opção
eu escolhi esta
o cruzamento onde as duas opções se juntam
o moinho que referi
a zona da roda que move o moinho
se é estava fechada
ora cá está o dono do moinho mais os seus animais
e o seu velhote guardador
o célebre exemplar centenário
Fotos tiradas em 27/04/2014
Sem comentários:
Enviar um comentário