Rota das Laranjeiras

Rota das Laranjeiras

domingo, 17 de novembro de 2013

Caminhos do Vale do Urtigosa

PR 19 - PDAMI

PR 2 - AROUCA

(Obtidos na página oficial do Geoparque Arouca)

Coordenadas GPS
N 40º 54' 20.46" - W 8º 18' 12.03"

Dados Pessoais
Tempo usado - 4,30 Horas (inclui paragem para almoço)
Nível de dificuldade - Médio
Necessidades - Nada de transcendente
Sinalização - 4,5 em 5
As pessoas - Agradáveis mas sem grande entusiasmo
Notas - A sinalização esteve quase perfeita

Direi deste percurso que se trata de um percurso "morno". Um percurso morno porque mantém desde o seu inicio até ao final um "ritmo" paisagístico uniforme, sem grandes alterações, emoções ou mudanças de cenário que nos entusiasme mais do que o cenário anterior.
Talvez esta minha leitura se deva ao facto de não ter encontrado surpresas fruto de uma descrição do percurso a roçar a perfeição tal a semelhança com a realidade.
Um dó as duas escolas votadas ao abandono, quando poderiam perfeitamente ser aproveitadas e rentabilizadas já que lá se encontra investido o nosso dinheiro. Talvez também seja um dó o desinvestimento na nossa agricultura uma vez que as gentes destes lugares com o seu conhecimento poderiam transmitir aos vindouros (sem "ór cachopas" ou similares) o conhecimento e truques que fazem a diferença com qualidade, já que ainda vamos tendo um bem que não se pode daqui levar para outras paragens e que é um clima fabuloso. Pelo caminho são vinhas atrás de vinhas com o fruto a apodrecer sem ser sequer colhido. Parecemos um País rico.
Encontramos aqui e ali umas pequenas "cavernas" escavadas em local criteriosamente escolhido por essas sábias gentes, umas mais outras menos sofisticadamente seladas com vista a preservar o seu conteúdo de mão criminosa ou incursão de animais que pela sua atitude possam poluir inadvertida ou propositadamente aquilo que são minas de abastecimento de água, quer aos campos agrícolas como às próprias habitações.
Existe uma falha na sinalização já na parte final após atravessar a ponte sobre o Rio Urtigosa. Após a placa vira-se à esquerda, sobe-se uma pequena colina que nos leva a uma bifurcação sem sinalização (penso que fruto do abate intensivo de árvores nessa zona), aí vire à esquerda, é esse o caminho certo.

Temos duas opções, escolha esta para inicio



é sempre bom guardar umas cebolinhas



entrada de uma mina de água













Uma outra mina com sistema de protecção algo diferente












bem visíveis as marcas deixadas pelos carros que aqui passaram








a primeira escola abandonada (Souto Redondo)


com este tenha cuidado
já vão estando secas

a segunda escola abandonada (Lourosa de Matos)






um pouco à frente vire à esquerda (não tem placa)


esta sinalética estava totalmente coberta, assim está melhor :)
gato em telhado de zinco...........morno ;)

junto ao poste ao fundo está a placa de inicio do percurso, deste lado a chegada

Fotos tiradas em 17/11/2012