PR 2 Fraguinha - Rota das Bétulas (São Pedro do Sul)
(obtido na página oficial do Município)
Coordenedas GPS
N 40,83241 W 8,15857 (*)
PR 61
Dados pessoais
Tempo usado - 4,47 Horas
Nível de dificuldade - Médio
Necessidades - Calçado adequado, aconselhável bastão
Sinalização - 5 em 5 (**)
As pessoas - Prestáveis a dar informações aquelas que contactei
Notas - Percurso que não aconselho em todas as épocas do ano (***)
Onde comer - Nas proximidades não parece existir alternativas
Trata-se de um percurso a agendar visto ter paisagens deslumbrantes e oferecer uma intensidade que não deixa ninguém cair na monotonia. Todavia possui algumas contrariedades a ter em conta conforme as notas que deixo.
O percurso, conforme informação do desdobrável inicia-se junto ao Parque de campismo da Fraguinha, no entanto não contem com o seu apoio, pelo menos nesta época(fins de Outubro). Se for essa a intenção têm de procurar saber qual a época de funcionamento. Caso pretenda na mesma a aventura irá estar só no meio da serra.
(*) - Deixo aqui as coordenadas tiradas no local uma vez que usando as existentes no desdobrável fui remetido para a povoação de Candal. Não me parece ter cometido nenhum erro de introdução. Fica o apontamento.
(**) - Apesar da destruição que nos acompanha durante quase todo o percurso causada pelos incêndios que fustigaram a região, a sinalização ainda se encontra perfeita apesar de denotar aqui e ali algum desgaste. É possível que assim que começar a desenvolver-se a vegetação na zona do planalto a mesma venha a causar alguns problemas por poder ficar um pouco oculta alguma dessa sinalização. Já na parte final caso exista alguma dúvida deve seguir sempre o canal de água pois o mesmo levar-nos até à barragem.
(***) - Barragem que se encontra a cerca de 100 metros do final do percurso. Atravessada a mesma deparamos com o trajecto inundado pelas suas águas(vêr última foto) tornando impraticável o seu término. Isto numa época em que ainda não aconteceram chuvas significativas. Daí que já nesta altura o percurso devia estar interdito, contrariando a informação do desdobrável. Foi necessário recorrer ao que não queríamos e não é também a nossa forma de estar, ao procurar uma alternativa pelo interior do parque anexo.
É urgente encontrar uma alternativa para esta última centena de metros.
fotos tiradas em 24/10/2015