PR 5 - Rota do Megalítico (Sever do Vouga)
Coordenadas GPS
N 40º 41' 30,06" W 8º 17' 57,31"
PR 67
Dados pessoais
Tempo usado - 3,43 Horas
Distância - 11,13 Km.
Nível de dificuldade - Médio
Necessidades - Calçado apropriado e bom sentido de orientação
Sinalização - 3 em 5 (*)
As pessoas - Não foram feitos contactos
Notas - São necessários alguns cuidados na segunda parte do percurso
Onde comer - Nas proximidades não me parece existir opções
Este percurso foi feito debaixo de muito nevoeiro e alguma chuva muito em especial já na sua parte final pelo que a percepção da paisagem envolvente é muito pouca. Fica-me a sensação de que será muito agradável em época de céu aberto, possibilidade que não descarto.
Segundo informação recolhida talvez em 2015 este percurso estaria suspenso por causa do incêndio de 2013. Atendendo a alguns sinais suponho que a condicionante se mantêm.
(*) - Até ao Santuário de Santa Maria da Serra a sinalização é perfeita, dando inclusive a ideia de ter sido recentemente revista. Terminada a visita e retomado o caminho pelo empedrado (conforme desdobrável), assim que se deixa o empedrado e se toma o carreiro tudo muda de figura, pelo que aconselho muito cuidado para não se perder. É necessário tomar um caminho à direita, se a memória não me atraiçoa o segundo à direita, (não sinalizado durante bastante tempo) onde se pode ver com facilidade em toda a sua extensão os efeitos do incêndio. A partir da Anta da Sepultura do Rei tudo piora pois o caminho está quase praticamente impedido por vegetação alta que dificulta a progressão bem como a certeza de estarmos no trilho certo. Desconfio que lá mais para o verão ou se conhece já este percurso ou então será muito difícil não se perder neste pequeno troço final.
Mesmo assim, e uma vez que já lhe conheço de certa forma os passos, não está excluída a possibilidade de uma visita com outro tempo.
Aqui à esquerda fica a Anta da Capela dos Mouros
Neste ponto continue em frente
a casa da floresta
Santuário de Santa Maria da Serra
fotos tiradas em 09/04/2016