Rota das Laranjeiras (Sever do Vouga)
(obtidos na página oficial do Município)
Coordenadas GPS
N 40º 42' 33.61" W 8º 22' 07.02"
PR 51
Dados pessoais
Tempo usado - 4 horas
Nível de dificuldade - Médio baixo *
Necessidades - Básicas
Sinalização - 2 em 5 **
As pessoas - Simpáticas e prestáveis
Notas - Incluo vários apontamentos no texto
Onde comer - Existem algumas mesas ao longo da EN 16 e duas junto à estação de Paradela
Tinha "prometido" após a primeira experiência voltar a este percurso em tempo de verão. Dezembro é o mais parecido.
De qualquer forma independentemente da época do ano vim encontrar um percurso votado ao abandono, com enormes falhas de marcação, não revisto, e dentro em breve difícil de cumprir.
Tive a tarefa facilitada nesse campo uma vez que pude recorrer à memória guardada da primeira visita.
Apesar de ter recolhido algumas imagens que insinuam o contrário, o abate de eucalipto e pinheiro está na ordém do dia, deixando toda a serra muito próxima da falência.
Era impensável ver ao longe a ponte ferroviária, bem como a EN 16 não estava disponível à vista ao longo do trajecto feito pela antiga linha. Agora a sua companhia é quase constante.
A cada dia que passa a natureza vai perdendo esta batalha.
* - Aconselho que se comece o percurso no local indicado (Igreja Matriz de Pessegueiro do Vouga). Tem parque de estacionamento ao lado do cemitério. Mas quer o comece onde refiro ou comece junto à estação de Paradela, faça-o sempre no sentido contrário aos ponteiros do relógio, ou seja em direcção ao Calvário. Se o fizer no sentido contrário irá ser presenteado com um percurso entre o médio alto e o difícil.
** - Para além de um cuidado especial visto as marcas em muitos locais estarem praticamente apagadas, é de ter atenção ao seguinte:
1 - Chegados ao Calvário não é fácil descobrir a continuidade do percurso. Sendo assim, visitado o local e apreciada a vista envolvente coloque-se de costas para a porta da capela. Em frente e ligeiramente à sua esquerda existem umas escadas. Assim que começar a descer ao fazer a curva para a direita irá encontrar o sinal.
2 - Após a visita à Capela de Stª Quitéria irá tomar pelas traseiras da mesma um estradão que o irá levar até à antiga linha de caminho de ferro. Não irá encontrar nenhum sinal nos próximos mil e tal metros, pelo que não deve abandonar esse estradão (o caminho mais largo) até encontrar o sinal de cortar à esquerda(na foto), descendo sempre. Esse sinal por enquanto está visível e encontra-se amarrado a um eucalipto num enorme largo que aí se forma.
Somando alguns pormenores aqui e ali encontrados em vários percursos, deduzo que, por enquanto, os de Sever do Vouga estão votados ao esquecimento, o que é de lamentar.
Já tiveram melhores dias
o percurso continua junto à casa branca
sinal no poste encoberto pela lenha
a chave ainda cá continua
a Igreja de Santo António
Igreja de Santa Quitéria
o inicio do estradão
sempre pelo estradão
muito "ferido" mas ainda cá vai estando. Vire à esquerda
lixo, muito lixo
a ponte agora bem visível
Fotos tiradas em 21/12/2014