Rota das Laranjeiras

Rota das Laranjeiras

segunda-feira, 5 de maio de 2014

PR 1 LSA - Rota dos Moinhos

PR 1 - Rota dos Moinhos (Lousã)

(obtido no portal Walking Portugal)

Coordenadas GPS
N  40º 06' 43.43"    W 8º 14' 47.83"

PR 33 - PDAMI

Dados pessoais
Tempo usado - 4 horas
Nível de dificuldade - Fácil (*)
Necessidades - Calçado adequado ao meio (**)
Sinalização - 4,5 em 5 (***)
As pessoas - Não existiram contactos significativos
Notas
Onde comer - (****)

Tinha planeado juntar o PR 1 com o 2 uma vez que se cruzam sensivelmente a meio, muito próximo do castelo. Chegado ao local, como essa zona tem muito para ver, e juntando a esse pressuposto o facto de o PR 2 também ter muito para ver, resolvi dedicar o tempo que me apetecesse a essa tarefa e deixar o outro percurso para outra ocasião.
Ainda bem que assim decidi porque a zona do Burgo, junto ao castelo tem enormes encantos e recantos para conhecer, proporcionando um pedaço de tarde bastante agradável.
O regresso foi feito conforme proposto no desdobrável o que nos mostrou uma nova vertente associada às caminhadas, algo divertida por sinal, uma vez que o rio tem de ser atravessado variadíssimas vezes, sendo que o caudal é largamente acima do cano de uma bota o que exige alternativa a condizer.
Quanto aos moinhos que dão o nome ao percurso já não são mais do que um mero aglomerado de pedras com pouco interesse.
(*) - Trata-se de um percurso pouco exigente em termos físicos, daí ser realmente fácil, necessitando de alguns cuidados técnicos e apoio conveniente ao nível do calçado.
(**) - Querendo fazer o regresso pelo lado sugerido, ou seja pelos moinhos, por uma questão de segurança (pode sempre calcar-se algum vidro ou semelhante) sugiro que se use uns sapatos de praia, tipo silicone, pois terá de se descalçar devido à altura de água com que certamente se irá deparar. Está desaconselhado (e bem) em época de muita chuva. Nesta altura, e sem grande corrente encontrei alguns locais com água pelo joelho. Essa travessia durante bastante tempo e é feita de margem em margem, pelo que não vale a pena voltar a calçar sem ter a certeza de já não existir mais nenhuma travessia a realizar.
(***) - Estando bem marcado no entanto tem falta de alguns cartazes bem como tem sinais deslocados do sentido certo. Nada de preocupante de resto.
(****) - Junto ao castelo (Burgo) existe um restaurante do mesmo nome. Tem muito bom aspecto, desconhecendo no entanto a sua qualidade e preços pois não estava interessado.




 Palácio da Viscondessa do Espinhal (hoje Hotel)




























































































fotos tiradas em 04/05/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário