Rota das Laranjeiras

Rota das Laranjeiras

sexta-feira, 2 de maio de 2014

PR 2 - Percurso do Vinho do Porto

PR - 2 Percurso do Vinho do Porto (Lamego)

(obtido na página oficial do Município)

Coordenadas GPS
N 41.13968     W 7.82724

PR 32 - PDAMI

Dados pessoais
Tempo usado - 3 Horas
Nível de dificuldade - Médio ++ (*)
Necessidades - (**)
Sinalização - 2,5 em 5 (***)
As pessoas - Encontramos sómente uma pessoa (****)
Notas - (*****)
Onde comer - Novamente levei comigo
Para quem vier a seguir - (?)

Estava a pensar por onde começar e ocorreu-me chamar a este o percurso 50/50.
Sensivelmente metade, até ao Aquapura Douro Valley, é de uma beleza deslumbrante, mesmo de cortar a respiração e ficar o resto do dia ali a olhar a imensa beleza do Douro e das colinas que o rodeiam, de repetir vezes sem conta. A metade que se segue perde essa beleza em virtude de estarmos a caminhar de costas para o Douro e com um campo visual completamente diferente e com muito asfalto pelo meio.
Essa mesma metade é sempre descendente até às margens do rio, sendo que o regresso é substancialmente doloroso pela dureza da subida.
A sinalização que se mantém precisa até ao referido Aquapura, a partir desse empreendimento e já à saída do mesmo contém enormes imprecisões até desaparecer em plena estrada N 222, só sendo reencontrada no ponto de intercepção usado durante o inicio e enquanto descíamos ao Douro. Para chegar ao ponto de partida tivemos de fazer inversamente esse troço de percurso nunca tendo encontrado algo semelhante ao anunciado no desdobrável.
(*) - Devido à enorme dureza da segunda metade, resolvi ir para lá do simples médio.
(**) - Não esquecer da água pois bem falta vai fazer em tempo quente.
(***) - Fico-me pela metade pois o percurso só está bem sinalizado precisamente até a metade.
(****) - Encontrámos uma Senhora com a qual ainda estaríamos a conversar se não fossemos andando devagarinho.
(*****) - Resolvida que seja a sinalética, se o percurso correcto de regresso for agradável é sem dúvida um percurso a repetir pela sua incrível beleza.
(?) - Feita uma revisão da "matéria" aqui deixo dois apontamentos para quem venha a seguir pois este é dos percursos obrigatórios. 1 - Assim que começa a abandonar o rio (curvando à direita a contornar o Aquapura Douro Valley), passa o estacionamento e em frente tem duas opções, virar à esquerda ou à direita. Deve ir pela direita e seguir um caminho asfaltado que começa uma íngreme subida que o leva até à N222 (logo no inicio e numa curva à esquerda está lá o sinal). 2 - Chegado à N222, vire à direita (o sinal vê-se bem num poste de madeira um pouco encoberto por uma sebe). Siga por essa N222, mas muito pouco à sua frente irá encontrar uma fonte no seu lado esquerdo, em pedra e seca. Uns metros à frente existe um caminho ascendente, em terra, também à sua esquerda, que o irá fazer inverter o sentido da marcha. O sinal de virar por esse caminho está (ou devia estar, eu não o vi) numa pequena caixa que deverá ter um contador de água ou luz que aí existe. Em frente não existe (e deveria existir) nenhum X.
Votos de um excelente passeio.










 já se notam os bagos
 deslumbrante
 a longa descida até ao Douro




 já se comem



 portas abertas para o Douro
 lindas
 simplesmente deliciosas ou não fossem Portuguesas







 o ponto mais baixo, agora é que vão ser elas








esta é uma borla
fotos tiradas em 02/02/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário