PR 4 - Trilho da Penoita (Vouzela)
(obtido na página oficial do Município)
Coordenada GPS
N 40º 41' 36" W 8º 7' 22"
PR 35 - PDAMI
Dados pessoais
Tempo usado - 4,30 Horas
Nível de dificuldade - Médio baixo (*)
Necessidades - Básicas (**)
Sinalização - 4,5 em 5 (***)
As pessoas - Contactos pouco significativos
Notas -
Onde comer - Leve a marmita e use o parque de merendas
Apesar de ao longo destes 13 km encontrarmos alguns troços a céu aberto, uma parte proveniente dos incêndios ocorridos faz daqui a pouco dois anos, outros porque são mesmo assim por natureza, parece-me ser este um bom percurso para os dias quentes de verão. Quanto mais não seja pelo prazer que se retirará ao regressar ao parque de merendas com a sua sombra e frescura garantida.
Estando de frente para o painel informativo o inicio do percurso é praticamente nas suas costas, pois do lado contrário da estrada de acesso ao local irá encontrar a placa indicativa de Pia da Barca 500 metros e Dólmen 2100.
Não necessita de uma atenção excessiva ao percurso pois tirando dois pequenos pormenores (muito pequenos mesmo), este está muito bem sinalizado, diria quase perfeito. De resto Vouzela tem um cuidado imenso com os seus percursos.
Para os menos atentos, a 300 metros do Dólmen da Malhada irá encontrar um conjunto de três placas que no seu todo podem causar alguma confusão. Não se enerve, siga a que diz Dólmen da Malhada 300 metros e Covas 3100, a não ser que não queira fazer o percurso completo e pretenda encurtar caminho. Se assim fizer não se queixe no fim de não ter visto tudo.
O caminho até Covas é pacifico, aqui e ali um pouco nú, certamente com tempo quente a exigir água e cobertura capilar.
Atravessámos Covas sem encontrar vivalma, o que de resto não é inédito.
Uma boa parte dos 6900 metros que faltam até voltar ao parque de merendas onde se inclui a travessia de Adsamo, lamentavelmente encontra-se ensombrada pelos incêndios, um dó, mas não desanime, a parte final tudo compensa.
Assim que abandonar a companhia da A25 (à sua direita), e tomar a EM 622 (à esquerda), que o levará aos últimos 2000 metros do percurso, vá atento à sua direita pois a placa informativa de Parque de Merendas 1413 metros está ligeiramente escondida. Vá por aí, e deslumbre-se com a beleza deste fantástico pedaço final.
Quando chegar de novo ao Parque de Merendas, não se esqueça, beba uma cerveja por mim.
Boa caminhada.
(*) - O médio é só por causa dos 13 km
(**) - Em tempo de chuvas irá encontrar algumas ribeiras a exigir calçado em conformidade.
(***) - Faltou um bocadinho assim para a perfeição.
Vá pela direita
atenção a este corte à sua direita
fotos tiradas em 25/05/2014
Sem comentários:
Enviar um comentário