PR 1 CPV - Ilha dos Amores (Castelo de Paiva)
(obtido na página oficial do Município)
Coordenadas GPS
N 41º 3' 53.642" W 8º 15' 47.174"
PR 47
Dados pessoais
Tempo usado - 2 h. 50 m.
Nível de dificuldade - Fácil
Necessidades - muito básicas
Sinalização - 4 em 5 (*)
As pessoas - Já encontrei muito melhor
Notas - ver texto (**)
Onde comer - Existe no inicio/fim do percurso um parque (***)
Castelo de Paiva tem aqui um percurso que sem ser um deslumbre poderia figurar numa posição confortável se por acaso existisse uma classificação para o efeito. Por ser fácil, uma vez que os desníveis não são demasiado agressivos, os menos habituados e habilitados poderiam usufruir de um belo passeio junto ás margens do Douro e aproveitar em dias mais quentes para "molhar os pés" e só isso, uma vez que a zona não é vigiada junto à margem.
Mas não, e não por muito pouco. A zona do cais encontra-se completamente desleixada, suja e mal tratada, diria que a caminho do abandono. O percurso bem marcado em quase toda a sua extensão, perde-se quase no final num pequeno percalço que descrevo mais adiante. A página do Município parece ter a pouca informação sobre o assunto quase por favor e também um pouco desprezada. As diversas tentativas de contacto quer com o Município quer com a Freguesia de Fornos (Novembro de 2013) para recolher informações não tiveram resposta. Castelo de Paiva merece mais.
(*) - Existe já na segunda metade do percurso um sinal que por não ser de viragem à direita nos levou a procurar caminho em frente. Tivemos de o encontrar por exclusão de partes (a respectiva foto tem comentário).
(**) - Após deixar para trás a antiga fábrica de refrigerantes Leirós, deveria atravessar a EN 222 e seguir em frente. Tal não será possível pois existe uma placa indicando propriedade privada Quinta de Leiróz, sendo que o poste de pedra onde se encontravam as marcas foi pintado de azul para as fazer desaparecer. Siga pela EN 222 descendo à sua direita e um pouco abaixo irá encontrar um estradão em paralelo à esquerda que deverá subir, virar à esquerda e seguidamente pela terra batida à sua direita. Irá encontrar uma casa de janelas brancas que assinalo na foto respectiva e ao cimo da casa irá reencontrar o trilho tendo de virar à sua direita. Daí até ao fim não encontrará mais nenhum sobressalto.
(***) - O parque de merendas é razoável mas não tem sombra. Fui também premiado com demasiadas moscas substancialmente chatas.
junto à frente da Igreja vire à sua esquerda e desça atravessando um portão aí existente
neste ponto vire à direita descendo
era suposto o percurso seguir por um caminho junto a esta placa
também não vá por aqui
marcas apagadas com tinta azul ainda se podem ver
EN 222 lá ao fundo, suba esta calçada, vire à esquerda e depois à direita
irá passar ao lado daquela casa e depois à sua direita.....
... de novo o trilho
Quinta das Eirinhas
fotos tiradas em 26/10/2014
Sem comentários:
Enviar um comentário