Pé do Morro - Lajes das Flores
39.375252 -31.195269
PR 129
Tempo usado - 3 horas 8,00 minutos
Distância - 6,8 Km
Média - *
Ganho de elevação - *
Ritmo - *
Nível de dificuldade - médio **
Sinalização - ***
Onde comer - Não existe
Ficheiro GPX - ****
Este percurso leva-nos ravina abaixo (e acima na volta 😆) pela falésia que ainda hoje é o único caminho de acesso à Fajã, lá bem em baixo junto ao mar.
Existem por lá três ou talvez quatro habitações todas elas em bom estado de conservação e aparentemente com sinais de algum uso quanto mais não seja sazonal isto apesar das informações colhidas serem de que se encontra abandonada. Uma coisa é certa, não se vê grande cultivo por lá, resistindo apenas alguns espécimes verdejando por sua conta e risco. Todavia durante a descida passou por nós um residente com um saco às costas, bem ligeiro, tendo-se cruzado novamente connosco algum tempo mais tarde já sem saco o que significa que alguma actividade por lá existirá.
Aconselho este percurso pois tem uma paisagem fantástica, não percam. Contudo devem ir munidos de calçado de montanha preferencialmente anti derrapante pois a descida da escarpa é escorregadia e com bastante inclinação. è também fundamental o uso de bastão. Aconselho também façam a descida (e também a subida), junto à escarpa por razões de segurança uma vez que a inclinação junto à escarpa é em muitas passagens a pique. Todavia não se assustem, é só necessário algum equipamento, cuidado e atenção.
* - Não é possível apurar estes valores pois assim que se começa a descer deixa de existir sinal de qualquer tipo.
** - Apesar da dificuldade técnica que já referi e do regresso ser sempre a subir acho que a dificuldade deste percurso será um médio menos e para alguns até fácil.
*** - A questão da sinalização quase que não se aplica pois não há alternativa que possa levar ao engano, excepto já na fajã no plano onde não conseguimos descobrir onde era o final oficial do percurso.
**** - Tinha em minha posse um ficheiro que não usei devido à falta de sinal que já referi.
Sem comentários:
Enviar um comentário